#60 Homossexualismo sob a perspectiva cristã

fevereiro 24, 2007  |  por Matheus Siqueira  |  23 Comentários  |  Envie por email  |  Salvar/Bookmark

homossexualismo.jpgO episódio desta semana está imperdível! Numa conversa com o professor, músico, compositor e pastor tratamos sobre o na cristandade.Conversamos sobre o argumento da natureza como lei fundamental e regra para o comportamento humano, da barreira na igreja para se relacionar com certos tipos de estereótipos, dos fundamentos e influências da mídia, e outros aspectos.

Esse episódio é um fundamento para um assunto que ainda há muito espaço para ser abordado. Gostaria de convidar você a ouvir o episódio desta semana e postar seu comentário. Este é um tema que merece ser mais analisado a luz da palavra de Deus, e seus comentários poderão nos ajudar nesta pesquisa.

Download


Sobre o autor

Siqueira

Aficcionado em tecnologia e por novos métodos de contar histórias, o Matheus é atualmente um estudante de jornalismo. No tempo livre aproveita para ler (revistas, livros, jornais) e se possível viajar para conhecer novas culturas, pessoas e lugares.


Contactar Matheus | + posts por Matheus Siqueira | Blog do autor

23 Comentários ↓

#1 clederperez em 28.02.07, 22:11

Muito bom o episodio. O que eu achei mais interessante foi que, o que o prof. Valdecir falou nao se aplica somente ao homosexualismo mas a qualquer tipo de vicio ou pecado que nos acariciamos.

#2 Laura Morena em 01.03.07, 9:43

matheus, estou tentando assistir a entrevista, mas o programa do colegio bloqueia o link. Nao consigo abrir nenhuma das entrevistas.
Tenta falar com alguem pra desbloquear isso, pq nao tem sentido.
Seu site é mto mto bacana. To impressionada.
bejos..

Laura Morena*

#3 Danais em 04.03.07, 22:14

Ola Matheus. Ótima matéria! Parabéns.

Meu comentário vai ser polemico, mas meu objetivo NAO é semear a discórdia entre os internautas. Mas já que alguém (até que enfim!!) ousou tocar no assunto tão tabu em nossas igrejas, não posso perder a oportunidade de expressar minhas duvidas.

Primeiramente, gostaria de lançar um desafio. A escolha do prof. Valdecir Lima foi sabia. Ótima escolha! Agora, seria interessante vocês publicarem uma entrevista de alguma pessoa que teve que lidar pessoalmente com a homossexualidade. Creio que o testemunho dela nos traria muito.

O Valdecir diz bem claramente que não devemos dar um tiro no soldado ferido. Eu pergunto: não vamos atirar, mas vamos deixá-lo sangrar até a morte? O preconceito está presente em nossa comunidade, nossa igreja. O homossexual sabe qual a luta que ele vai ter que enfrentar. Mas os membros da igreja não fazem idéia e também não estão interessados em saber.

Gostaria de receber respostas mais especificas sobre como nos, cristãos heterossexuais iremos lidar com a homossexualidade (a resposta do Valdecir, para mim, foi muito evasiva!). Como a igreja tratará deste assunto (porque até agora, a única informação sobre isso que consegui é que Deus desaprova. Ok! Perfeito! Mas o que a igreja vai fazer então diante deste problema???). Orientar o homossexual a orar, pedir a Deus ajuda, etc. é a coisa certa a se fazer. Mas creio que não para por ai. Devemos dar TODO o apoio moral para eles. E isso não tem acontecido. O máximo que já vi é o membro comentar “coitadinho, com um futuro tão promissor… infelizmente é gay”, virar as costas e voltar aos seus afazeres.

Há muitos homossexuais em nossa comunidade que sofrem em silencio… poderia compara-los aos leprosos do tempo de Jesus… rejeitados pelos membros da igreja, e, para piorar, sentindo se imundos por causa de suas tendências sexuais (cuidado! Eu não estou afirmando que o homossexualismo é lepra!!! É só uma comparação do estado social).

Existe descriminação e preconceito entre os membros. Creio que o assunto tem que ser tratado abertamente, como, por exemplo, numa lição de escola sabatina (não como tema de uma semana dentro de uma lição, como o foi na lição sobre família, mas sim como tema central de um estudo aprofundado. Melhor seria uma lição que tratasse de todos os motivos de preconceito presentes na igreja – tou querendo demais, não é? rssss).

Desculpe se ofendi alguém de algum modo, este não foi meu objetivo.

Gostaria imensamente de receber respostas.

Obrigada pela oportunidade de poder me expressar.

#4 matheussiq8 em 05.03.07, 8:24

Obrigado a você Danais pelo comentário. Procuramos sempre preservar a liberdade de expressão para podermos sempre ter um ambiente de discusão útil na nossa vida cristã.

Realmente seria muito interessante entrevistar alguem que teve que lidar com a homossexualidade, pessoalmente não conheco ninguem, mas procurarei e orarei para que Deus ajude a encontrar alguem disposta a dar seu testemunho.

Quanto a igreja, seria interessante sabermos do ponto de vista de alguem que já passou por esse preconceito o que ele(a) acha que deveria ser feito. Como moro no UNASP-c2, irei me informar com o pastor Emilson Reis (atual pastor da igreja) como devemos agir.

Você comentou algo interessante, que o assunto deve ser tratado abertamente. Concordo plenamente com isso, mesmo a igreja tomando atitudes de apoio aos homossexuais, se há preconceito nos membros de pouco valerá.

Procurarei me aprofundar no assunto (espero postar uma nova matéria dentro de algumas semanas) e gostaria que se você conhece alguém que possa ajudar entre em contato com meu email:

matheussiq8@gmail.com

Abraço Danais

#5 matheussiq8 em 05.03.07, 8:30

Achei essa notícia interessante relacionada a isso (foi postado no blog do Michelson Borges)

http://www.acidigital.com/noticia.php?id=9352

#6 Danais em 05.03.07, 14:21

Obrigada Matheus!!

Acabei de ler a noticia… Interessante, será que conseguiríamos alguns exemplares desta revista? Aparentemente a decisão de Charlene Cothran vai mudar o foco todo desta. Creio que publicarão matérias interessantíssimas nela.

Eu tb estou à procura de alguém que possa ajudar a se aprofundar no assunto. Assim que encontrar, entrarei em contato! Encontrar algum homossexual que queira testemunhar vai ser bem difícil, eu sei. Creio que devido ao preconceito, quem passa por isso não gosta de se identificar. Seria humilhante demais… Que tal dar a oportunidade para ele se expressar como anônimo?

Creio que o Pr. Emilson Reis poderá ajudar. Seria interessante tb fazer uma pesquisa entre os jovens adventistas (aproveite que está no Unasp, vc tem acesso a muitos jovens ai) para saber o que eles estariam dispostos a fazer e quais as suas duvidas sobre o assunto.

Têm tb os pastores Renato Stencel, Rodrigo Silva e Amim Rodor. Talvez não seja a área deles, mas eles são formadores de opinião… Creio que poderiam ajudar.

Deixo aqui meu e-mail caso alguém queira me contatar: danaisoliveira@globo.com

Um abração Matheus!!

#7 matheussiq8 em 05.03.07, 17:47

Procurarei sim saber a opinião aqui dos alunos (mande suas sugestões de perguntas aliás…), e verei a opinião dos pastores daqui, não sei quando ficará pronto, mas comentarei com algumas pessoas que me ajudam.

Procurando achei o site da Venus Magazine, e lá tem algumas histórias e experiências interessantes.

http://www.venusmagazine.org/index.html

e o link do blog

http://venusmagazine.org/blog/

Verei talvez a possibilidade de traduzir algo para o portugûes e postar aqui.

Um abraço Danais, e suas opiniões são sempre bem vindas!
Espero manter o contato
Matheus

#8 Danais em 06.03.07, 18:02

Ola Matheus

Estarei encaminhando para vc algumas idéias para a pesquisa. Não vou postar aqui senão perde a graça ;)
Obrigada pelos links! Se achar alguém para traduzir, seria interessante.

Danais

PS: E ai pessoal, só eu vou comentar este post???

#9 Denize em 19.03.07, 13:55

“E ai pessoal, só eu vou comentar este post???”
Não não tb quero!

Bem só ouvi na sexta este episódio, gostei imenso. Como o clederperez disse “nao se aplica somente ao homosexualismo mas a qualquer tipo de vicio ou pecado que nos acariciamos”. Pois é… “pela contemplação sereis transformados” um dos segredos de todo o poder de Jesus. Cabe a nós escolher receber ou não esse poder e agir. Mta força Matheus, conta com as minhas orações.

Denize

#10 matheussiq8 em 19.03.07, 21:22

Muito obrigado de novo Denize (fico feliz em te ver mais uma vez comentando!)

Precisamos muito de oração pois esse é um assunto difícil de ser abordado e difícil de ser explicado.

#11 Zazou em 08.04.07, 0:18

Ola MAtheus, Ola Danais.

Danais, amei seu comentario. vc disse coisas importantissimas. parabens.

Matheus, se vc fizer uma pesquisa no colegio, eu topo participar.

entre em contato comigo!

Zazou

#12 Matheus em 08.04.07, 22:48

Zazou!!

Iremos fazer a pesquisa sim! Vamos conversar e ver o que podemos fazer…
abraço

#13 Itamar Matos (Ita) em 12.06.07, 1:10

Olá Matheus,

Você ainda não me conheçe, mais a Zazou entrou em contato comigo, via Orkut, e eu fiquei interessado em contribuir de alguma forma com vossa discussão sobre o assunto, sou homossexual, adventista de berço e muito me interessa tratar do assunto com outras pessoas adventistas. Estou à inteira disposição de todos.

Gostei imensamente dos comentários do DANAIS, AH, quem dera que existissem outros seguidores de JESUS com esta postura!

Parabéns pela iniciativa!

Abraços,

#14 Matheus em 12.06.07, 16:03

Itamar,

Nos interessa e muito sua contribuição! No momento estamos bem ocupados (final de semestre, etc.), mas conversando com a Zazou, pretendemos fazer algumas matérias extensivas sobre esse assunto em agosto, e gostaria muito de ter a sua opinião.

Deus tem abençoado muito nossos planos ao abordar esse assunto, conseguimos uma entrevista com a Charlene Cothran (foi comentado sobre ela nos comentários), e planejamos fazer pelo menos um Skypecast (utilizar o Skype para criarmos um bate-papo).

Espero que consigamos fazer uma abordagem apropriada para as necessidades da igreja atual,

Abraço…

#15 sNDRO em 13.06.07, 18:49

olá amigo e irmao em cristo,parabéns pela iniciativa de abordar esse assuntó que é tao dificil de as pessoas abordarem tenho certeza que vcs estaram ajudando muitas pessoas que como eu pasamos por uma batalha na nossa vida por sermos homo,eu sou adventista de berço,mas sempre travei essa batalha,eu lutei muito contra isso,mas não consegui vence-la.hoje eu ainda sofro pois sei que isso é pecado,mas tenho que encontar uma saida essa saida é Jesus,eu sei que eu preciso ser forte muito forte,só quem passa por isso sabe o quanto é dificil e muito dificil sair dessa.
eu vou na igreja tenho uma vida cristã muito boa,apesar de me aceitar assim,amo me Deus,e sei que um dia Ele vai me ajudar,essa pode ser minha cruz,e sei que preciso me manter puro ,e pra isso preciso lutar muito,minha mae e meus irmao sabem de mim,mas eles preferem nao fazer comentarios,eles só oram por mim,pois nao há nada que se possa fazer né?
abraços e saiba que vcs estao de parabéns pela iniciativa,só nós que passamos por isso sabemos o quanto a nossa igreja peca em nao ter materiais sobre esse tema,em nao abordar muito esse assunto,tem muitas pessoas em nossas igrejas sendo maltratadas por isso,por sofrerem sozinhas sem poder contar com alguem,
abraços

#16 sNDRO em 13.06.07, 18:58

olá danais,primeira vez que eu ouvi uma pessoa hetero comentar tao bem a nossa situaçao,vc está de parabéns,é com pessoas assim que Deus irá contar nos ultimos dias para ajudar aqueles que sofrem por serem homos,vc tbm pensa como eu,a igreja adventista não tem sequer um livro que trate somente sobre esse assunto,eu acho que ja passou da hora de termos materiais sobre esse assunto,como eu já disse no comentario anterior eu tbm concordo que Deus não aprova isso,mas o que faremos??eu orei minha vida toda pra que Ele me mudasse,ai nao via resultado entao resolvi parar de pedir,e me aceitar,eu acho que o pecado está em praticar,essa pode ser a minha cruz que eu tenho que levar e carregar,e procurar me manter puro.abraços

#17 Zazou em 06.08.07, 11:21

Oi pessoal! para quem quiser, agora, traduziram a materia da Charlene para o português! vejam aqui: http://www.venusmagazine.org/Port.html
gostei de ler os comentarios de todos!!! obrigada

#18 alexsandro morais de paula em 31.08.07, 11:38

MAS VOCÊS DA IGREJA DEVERIAM COLOCAR MISSIONÁRIOS JUNTOS NA MISSÃO,MAS SEPARADOS EM CASAS,CADA UM NA SUA,POIS O VOTO DE CASTIDADE QUE TEM DE SER CUMPRIDO PODE AJUDAR A EMPURRAR UMA PESSOA PARA O HOMOSSEXUALISMO,ETC…,VISTO QUE ATÉ ELES,OS MISSIONÁRIOS ARRANJAREM SUA “ALMA GÊMEA” E CASAR,MUITAS TENTAÇOÊS ELE PODE ENFRENTAR E SE NÃO FOR FORTE O SUFICIENTE,ACABAR COMETENDO O QUE A IGREJA TENTA EVITAR.COMO O CELIBATO NO CATOLICISMO QUE MAIS EMPURRA HOMENS E MULHERES PARA O HOMOSSEXUALISMO,ETC…DO QUE SE OS PADRES E FREIRAS SE CASASSEM.NÃO É VERDADE?

#19 ALEXSANDRO MORAIS DE PAULA em 31.08.07, 11:42

ME RESPONDE PELA MINHA PÁGINA NA NET O COMENTÁRIO…ALEXSANDRONY@GMAIL.COM,OK?

#20 #94 Homossexualismo - Entrevista com Charlene Cothran (parte 1) « em 25.09.07, 12:57

[...] do episódio “#60 Homossexualismo sob uma perspectiva cristã”, com o Valdecir Lima (ouvir a matéria), resolvemos procurar mais informações a respeito do assunto. Com a ajuda da Leiza, conseguimos [...]

#21 MAD em 29.09.07, 16:34

Ola Pessoal,

AChei muito boa a movimentacao em relacao a discutir o assunto!
Muito ha que se conhecer e pensar sobre isso. A Biblia nao e nada clara sobre isso. Eh como os livros de auto ajuda que dizem que a solucao esta em vc, mas nao dizem onde e como acha-la.
Eh simples dizer que eh abominacao.
O fato eh que ser homossexual nao eh escolha, nem opcao.
A psicologia traz varias teorias comportamentais. HA quem diga que ha o fator genetico que eh disparado pelo meio social, tal qual o alcoolismo.
Seja la o qual for a causa, nao vai resolver, de fato, o problema. A solucao nao esta na causa.
Concordo com o sNDRO, qdo diz que o pecado seria praticar. E que a cruz que temos que carregar eh viver com isso.
Mas, eh extremamente dificil viver com isso. As pessoas nao sabem nada sobre o assunto e magoam quem eh assim. A igreja, assim como os fariseus, so da oportunidade aos perfeitos. Com excecao do ministerio dos surdos, nao se ve quase nenhum deficiente fisico na igreja. O diferente causa preconceitos, eh verdade.
As pessoas tem medo de conviver com um homosexual. OS homens mais ainda, parece que eh uma doenca transmissivel. As mulheres convivem melhor.
MAs esse eh um mundo a parte. Marginalizado pelo preconceito, mas a parte. As pessoas que sao homossexuais tem um comportamento diferenciado. Com muitas qualidades e defeitos. A forma de pensar nao e nem masculina e nem feminina. E tudo muito sui generis.
O fato eh que o heterossexual nao conhece a luta que o homessexual vive. E mais facil dizer que eh safadeza, escolha, vicio. Quem vai escolher ser discriminado?
Eu comparo o homossexualismo ao alcoolista. Ele e dominado pela sua doenca, e nao consegue vence-la ate que busque ajuda, mas nunca vai deixar de ser alcoolista. Vai viver sem o alcool, mas sempre vai ter problemas com ele. Por isso evitar o primeiro gole, que eh qdo ele perde o controle.
Dizer que eh abominavel nao ajuda! E se trata homossexualismo somente como uma pratica masculina? E as mulheres? Sao ainda mais reprimidas…
O que fazer se vc nao sente atracao fisica pelo sexo oposto? O que fazer pra controlar a atracao pelo mesmo sexo? Da pra controlar? Pense o inverso. Se ser heterossexual fosse o errado e vc quisesse ser heterossexual? Como seria?
Tente se colocar no lugar dessas pessoas?
Agora, sera que Deus vai nos deixar pra tras? Sera que a Graca nao nos compreende? A morte na cruz nos exclui?
Mas como conciliar a GRACA e a PRATICA? Nao ha chavinha que alterne o desejo. A inteligencia nao direciona comportamentos. Direciona escolhas, mas elas estao ligadas a sentimentos e emocoes. Deus nos fez capazes de sentir e ter emocoes. NAo ha como dizer: Vou gostar de transar com uma mulher, se o desejo nao e esse. Nao ha erecao! Nao ha estimulo, nao ha prazer nem pra um e nem pra outro!
MAs e errado! PONTO! A Biblia diz que e ABOMINAVEL! Tal qual a carne de porco… imundo! Eh forte pensar que vc e considerado abominavel, sem ter pedido pra ser assim! Sem ter tido a oportunidade de escolha! Sem conseguir seguir o caminho que a maioria segue e que a Biblia diz que e o correto. Deus criou Adao e Eva, nao ADAO e ADAO!
Eu creio que Deus nao nos criou assim, mas o pecado degenerou os genes e isso e transmitido geneticamente e tem o componente do meio social. Agora, aceitar a Biblia, nao significa conseguir mudar o desejo. A psicologia diz que essa e uma mudanca num nivel muito alto de controle. Vc pode ate obedecer a Biblia, mas vai viver com um desejo reprimido. E ja e sabido que esse tipo de repressao pode ser somatizado.
MAs como fazer? essa eh a questao que me acaba! Que me destroi por dentro… nao tenho o direito de ser feliz? de amar alguem sexualmente falando? Como se da isso? Sao questoes que nenhum ser humano e nem a Biblia respondem.
Eu confesso que to em conflito e incredulo! Deus nao vai mudar isso em mim. Nunca conheci um ex-homossexual. So acho facil falar, qdo nao se tem o problema. Minhas primeiras lembrancas dos meus desejos datam dos meus 5 anos de idade. E desde a adolescencia tento lutar contra isso. Construir meus paradigmas, como disse o pastor, mas nao foi possivel. Cada dia mais o desenvolvimento foi acontecendo. Como acontece com um menino que comeca a se interessar pelo sexo oposto. Ja tive varias namoradas, ja ate vivi maritalmente com uma mulher, mas infelizmente, nao mudou o meu desejo.
ACho que nao faz parte do plano de Deus pra mim, que meu desejo seja modificado.
E simplesmente inalcansavel pra mim. Tomara que Ele me salve e me mude na eternidade, pq aqui…
To completamente desacreditado… Entregando os pontos mesmo!
O que o pastor falou na entrevista, faz sentido pra mim, no campo teorico. JA tentei inumeras vezes seguir esses passos que ele e a Biblia dizem (pedir, orar, meditar, comungar com Cristo, etc). Mas nada mudou!
E o conflito de ser atuante na igreja, assumindo cargos, e ser descoberto e colocar a instituicao em exposicao? A reputacao eh muito facil de ser destruida. O afastamento dos trabalhos de Deus por coerencia, me detonam. Como posso falar do amor de Deus, de como Ele me salvou, se me sinto abominavel? Como posso discipular assim?
O pastor falou em forca e resistencia. E o outro lado? Rejeitar… mas e depois? e o desejo, o regozijo, o prazer, no sexo oposto, que nao existe? Eu queria muito ter uma familia, filhos. Mas nao quero envolver ninguem mais nessa abominacao!
Bem, nao costumo vistar o site por falta de tempo, mas to a disposicao.
Mateus, imagino que vc, como moderador, tenha acesso ao meu mail. Sinta-se a vontade pra entrar em contato. Respondo o que for preciso, mas nao me exporei mais. JA tenho problemas internos demais. Se minha familia descobre…. Nao sei ate onde vai o preconceito deles! Melhor o anonimato!
Abraco a todos. Valeu o desabafo!

#22 Matheus em 29.09.07, 21:15

Olá MAD!Vou estar entrando em contato com você… por enquanto gostaria de recomendar o último episódio do é o q há, a entrevista com a Charlene Cotrhan (ele está em vídeo e está meio pesado, mas vale muito a pena!)

Abraço

#23 éoqhá » #94 Homossexualismo - Entrevista com Charlene Cothran (parte 1) em 18.01.08, 15:23

[...] do episódio “#60 Homossexualismo sob uma perspectiva cristã”, com o Valdecir Lima (ouvir a matéria), resolvemos procurar mais informações a respeito do assunto. Com a ajuda da Leiza, conseguimos [...]

Deixe um comentário

Textos relacionados



Assine e receba as atualizações

Escolha a melhor forma para receber as útlimas notícias do éoqhá.

Email
RSS